Nova Editora

Alunos

Livros Empilhados

Dez Mandamentos da Vontade

«A inteligência e a vontade, que têm de comum o serem ambas agentes de reajustamento da acção momentaneamente suspensa, distinguem-se, do ponto de vista funcional, tanto pelo objecto do problema de conduta que cada um tem a resolver, como pela natureza da verificação que intervém para dirigir as fases de uma e de outra.»
Claparède, E., Educação Funcional.

1. Formula os teus objectivos de forma positiva - Não digas abstractamente: «Vou fazer o possível, amanhã talvez!?», diz: «Vou fazer isso agora.»

2. Estabelece objectivos observáveis - Regista graficamente as tuas conquistas.

3. Propõe-te algo possível - Faz o que te permita obter rapidamente algum êxito.

4. Marca um limite
- Estipular um limite máximo de tempo para se efectuar uma tarefa permite uma auto-observação do ritmo e da eficácia empregues até aí. Habitua-te a aproveitar todas as oportunidades para trabalhar um pouco e não cedas à tentação de «deixar para depois».

5. Auto-responsabiliza-te - Devemos estar bastante conscientes de que nós somos os únicos responsáveis pelos nossos êxitos e pelos nossos fracassos. Chama-se a isto uma «vontade constituída».

6. Sê prático e previdente - Ter bom senso, prever e planear o que conseguimos fazer e sermos práticos evita que as nossas «boas intenções» desapareçam rapidamente.

7. Segue os bons modelos - Seguir exemplos de outras pessoas que conseguiram, de facto, realizar os seus objectivos e alcançar o êxito necessário é uma boa estimulação para nos deixarmos «contagiar».

8. Faz algo que detestas - Assim, quando tiveres mesmo de fazer algo que detestas, já estarás preparado para isso, independentemente de os obstáculos te parecerem insuperáveis.

9. Afixa uma frase motivadora - Escreve, numa pequena cartolina, uma frase simples mas clara e muito expressiva do teu objectivo, afixa-a num local de modo a poderes lê-la frequentemente. Exemplo: «Tu consegues estudar as equações até ao fim-de-semana do Natal.»

10. Oferece prémios a ti mesmo - Felicita-te e oferece a ti mesmo pequenas recompensas imediatamente após cada compromisso cumprido a curto prazo, ou recompensas maiores após cada compromisso cumprido a longo prazo.

Resumidamente, a grande lei da vontade é a seguinte:

«APRENDE A SER FELIZ AO PENSARES NAQUILO QUE PODES ALCANÇAR.»
Adaptado de Tierno, Bernabé, As Melhores Técnicas de Estudo, Martins Fontes, 2003.