Nova Editora

Manuais de Apoio Escolar > Disciplinas

Foguetão a Descolar

Física e Química

Não existe ciência mais fundamental do que a Física. Porquê?

Porque o objectivo principal da Física é a compreensão das leis que governam o Universo, começando pelo comportamento dos pequenos quarks e leptões, até à estrutura do espaço-tempo e do próprio Universo. Não é um objectivo simples se considerarmos a complexidade do mundo à nossa volta. Mas é isso que faz com que o estudo da Física seja um desafio tão estimulante. A que ponto estamos no nosso mapa das descobertas? Estaremos a chegar ao nosso destino? Será que já deixámos o ponto de partida?

Poderão estas questões alguma vez ter resposta?

Desde os seus primeiros tempos, o Homem explora o mundo que o rodeia, lutando para conseguir obter materiais e objectos cada vez mais adaptados às suas necessidades.
Com essa finalidade, estudaram-se as propriedades dos materiais já conhecidos desde a Antiguidade e misturaram-se uns com os outros para ver o que acontecia. Alguns experimentadores mais sagazes ou com mais sorte descobriram que ao colocarem em contacto dois ou mais materiais, sob determinadas condições, conseguiam fazer-lhes desaparecer as identidades e, em vez deles, obtinham novos materiais até então desconhecidos e que possuíam algumas características nunca antes observadas.

A curiosidade natural do Homem e o seu anseio por uma vida melhor têm-no levado, ao longo dos anos, a aprofundar conhecimentos, criar novas técnicas e novos materiais, desenvolvendo deste modo a Química.

Manuais de apoio em formato e-book.


ver aqui

Conteúdos

Clique aqui para consultar os conteúdos deste manual de apoio escolar.
ver conteúdos